top of page
Conheça a história da Clínica Kyrial
O nome da Clínica Kyrial foi inspirado no salão artístico literário Villa Kyrial, construído em 1904 por José de Freitas Vale, advogado que ocupou o cargo de Senador pelo Partido Republicano Paulista.
A Villa Kyrial foi um espaço que teve um papel importante para o desenvolvimento das vanguardas artísticas brasileiras e foi ponto de encontro de intelectuais que marcaram a vida cultural de São Paulo no início do século XX, como Anita Malfatti, Mário de Andrade, Lasar Segall e Oswald de Andrade.
Em 1904, o Senador Freitas Vale adquiriu um terreno de 7000 m² localizado na Rua Domingos de Moraes nº 10, na Vila Mariana e denominou-o Villa Kyrial
Medicina
Clique para conhecer e agendar uma consulta com os profissionais que temos na área de medicina
O intuito do Senador era transformar a casa em um espaço de convivência de diversos intelectuais da época, no estilo de salões europeus da Belle Époque. Sendo assim, a Villa Kyrial se tornou uma sede de saraus, jantares, conferências e exposições, frequentada tanto pela elite como por jovens artistas de baixa renda à procura de novas oportunidades para se destacar no âmbito artístico. Além disso, diversos artistas que frequentavam o lugar, como Anita Malfatti e Brecheret, tiveram bolsas de estudos na Europa financiadas pelo Senador.
José de Freitas Vale morreu em 1958 e, após dois anos, a Villa Kyrial foi vendida e demolida.
Dessa forma, o nome Kyrial serviu como inspiração para reunir grandes profissionais habilidosos em um ambiente amigável e agradável a fim de receber os pacientes da melhor forma, permitindo que o nome Kyrial continue fazendo história no bairro da Vila Mariana.
bottom of page